4 vantagens de ser um Microempreendedor individual

4 vantagens de ser um Microempreendedor individual

Nos dias atuais vem crescendo o número de autônomos no Brasil. Portanto, o termo microempreendedor individual veio  para ajudar na atuação de quem tem seu próprio negócio.

Ou seja, até mesmo você que está começando seu próprio negócio pode ser MEI (microempreendedor individual). E afinal o que significar ser um autônomo com o registro MEI?

Significa ser uma pessoa jurídica, com um CNPJ que pode abrir várias portas para o sucesso do seu negócio. Quer saber as vantagens básicas que você pode conseguir tendo o seu próprio CNPJ?

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE SER UM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL?

1° Vantagem: Emissão de Nota Fiscal

Sempre tem algum cliente que pede a nota fiscal, seja sobre o produto que está comprando ou do serviço que você presta. Portanto, essa possibilidade de emissão irá facilitar para seu negócio crescer aos poucos.

Contudo, a emissão de notas só é permitida em casos que o solicitante seja uma pessoa jurídica. Ou seja, não serão distribuídas notas para qualquer um que deseja, a obrigatoriedade é apenas no caso citado acima.

2° Vantagem: Redução de Tributos Fiscais

Para muitas pessoas a redução em tributos como, por exemplo,  o imposto, IPI, CSLL ou PIS é a melhor vantagem para seu um microempreendedor.

Mas, apenas reduz esses tributos fiscais, não o isenta totalmente. Por exemplo, a exigência para o pagamento do INSS seja feito com um valor único e mensal de 5% do salário mínimo.   Além dos demais valores que serão destinados ao Estado e ao município, por exemplo, o ISS (ramo de vendas) e o ICMS (ramo de comércio), normalmente é descontado 1% do valor.

3° Vantagem: Facilidade em abertura de contas

Existe um crédito exclusivo para quem é Microempreendedor individual, com todas as especificidades para ajudar esse publico.

Portanto,  a vantagem não está apenas em obter facilidade na hora da abertura de contas. Mas, também nos empréstimos, financiamentos e na redução de juros. Contudo,  esses benefícios serão concedido apenas para quem comprovar que o dinheiro será usado para beneficiar seu negócio.

Além disso, para quem é MEI a facilidade está também ao comprar veículos através do CNPJ.

4° Vantagem: Direitos em casos extremos.

Continuando as vantagens para o microempreendedor individual, vamos falar sobre casos de doença e aposentadoria por invalidez.  Tem possibilidade de ter esses auxílios, mas, a regra diz que você precisará contribuir no mínimo 12 meses como carência.

Além disso, em caso de morte do microempreendedor seus dependentes possuem o benefício de pensão por morte. A data de validade varia, pois, depende do tempo de contribuição e idade do contribuinte falecido.

Outro ponto importante é a licença maternidade, as mulheres empreendedoras  cadastrada no MEI tem direito ao beneficio.  Portanto, recebem o auxilio maternidade e o tempo da licença.

Está interessado em se cadastrar no MEI? Então continue a leitura que vamos te ajudar!

Registrar essa formalidade é simples,  você realiza a inscrição pela internet acessando o portal do empreendedor. Ou seja, não existe nenhuma taxa para pagar antes e nem depois de se inscrever. Porém existem outras atividades para a abertura a serem realizadas que são mais complexas e precisará de orientação especializada

O custo que terá todo mês com o MEI será pelos tributos fixos do INSS, ICMS e ISS que fica tudo junto no carnê e pode obter pelo próprio site o mesmo.

Como falamos acima, existe uma complexidade na abertura do MEI, você pode conseguir ter o certificado e o CNPJ em apenas um dia. Mas, para finalizar completamente o cadastro, precisa de outros órgãos responsáveis referente a de cada atividade. Vamos exemplificar para melhor entendimento. Reflita sobre a situação abaixo:

Realizou um trabalho/serviço para alguém e o mesmo solicita a emissão de nota fiscal e você não consegue emitir nota. Isso ocorre, pois a abertura do CNPJ não é realizada apenas no portal.

Sendo assim, após a abertura você precisa cadastrar o CNPJ no órgão responsável de acordo com sua atividade.  Portanto,  como é uma situação mais complexa para fazer a conclusão completa da abertura do MEI, você  pode contar conosco da LOPES CONTABILIDADE, daremos todo suporte necessário.

Dúvidas? Conte Conosco!

Temos uma solução inteligente para sua empresa, confie em quem está há 24 anos no mercado da contabilidade. Além de termos excelência em nossos serviços priorizamos um rápido atendimento aos nossos clientes.

Somos uma empresa especializada em Aberturas e Encerramentos de Empresas, Contabilidade Gerencial, Assessoria, Escrituração Fiscal e Contábil. Além de Planejamento Tributário, Previdenciário, Rotina Trabalhista, Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física e Jurídica.

Estamos localizados na Rua: Santana, 176, 1º. Andar, Sala 04 – Mogi das Cruzes-SP. Ou pelos telefones: 11 4796-9798 / 11 95042-2408/4723-2268.

Estamos prontos para te atender, aqui você encontra o que há de melhor para sua empresa!

Não se esqueça de nos seguir no Facebook!

Related Posts

Deixe seu comentário

× Como posso te ajudar?